O aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp, está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Desse número, 76% se comunicam com marcas através desse aplicativo.
O Whatsapp Business se tornou uma ferramenta indispensável para a área de atendimento, pois existem funções próprias para empresas que precisam lidar com um alto volume de atendimentos ao mesmo tempo.
Existem muitas vantagens em integrar esse aplicativo à rotina da empresa, pois é possível organizar o relacionamento com os consumidores, agilizar o envio de respostas já pré configuradas e assim, aumentar a satisfação dos usuários.
Empresa que não se adapta aos canais de comunicação que o cliente utiliza, principalmente nesses aplicativos, corre um grande risco de ser ultrapassada por outras marcas concorrentes.
COMO COMEÇAR?
1. Utilize uma plataforma de chatbot
Utilize uma plataforma de chatbot inteligente para enviar mensagens automáticas. Esse recurso de automação no atendimento é bem funcional e pode ser utilizado por empresas que baixaram o WhatsApp Business.
O Chat é configurado de acordo com as necessidades da empresa, e quanto mais informações forem adicionadas, mais assertiva será a comunicação com o cliente.
2. Personalize a comunicação
Entre em contato com o seu cliente utilizando uma linguagem que esteja de acordo com o perfil dele.
Utilize a linguagem do cliente, que esteja de acordo com o perfil dele. O consumidor atual é exigente e presta atenção aos detalhes, a sua empresa precisa estar atenta ao modo com que se dirige ao cliente, se atentando ao momento adequado de uma fala mais informal e humanizada.
3. Não deixe o usuário esperando
Como dissemos, o whatsapp é um aplicativo de mensagem instantânea, sendo assim quando o cliente entra em contato ele quer agilidade e resposta rápida.
O foco é garantir a resolução rápida de dúvidas, mesmo que o usuário seja redirecionado para atendentes após ter seu caso tratado de forma automatizada.
A integração do WhatsApp com outros canais também facilita chegar a soluções imediatas em que o cliente tenha que passar o menor tempo possível em contato para que o seu caso seja solucionado.
4. Só finalize o atendimento após a resolução
Configure as respostas no WhatsApp para realizar todos os procedimentos possíveis de forma automática, dessa forma o cliente não fica com aquela sensação de que foi ignorado pela empresa.
Mesmo que ele receba uma mensagem de que a empresa não está no horário de atendimento, os dados ficam salvos para um retorno assim que possível.
Quando esse retorno é dado, o problema já está devidamente identificado e o atendente responsável sabendo sobre as últimas interações desse cliente com a empresa, ficando disponível para possíveis dúvidas.
Ou seja, se preocupe em sempre resolver o problema ou mostrar um interesse real em solucioná-lo, conhecendo as necessidades do usuário. O problema pode até ser difícil ou mesmo nem ter uma solução, mas com um bom atendimento o seu cliente fica mais disposto a ouvir o que a empresa tem a oferecer como forma de reparação.
A sua empresa precisa estar onde o cliente está e a comunicação para cada canal precisa ser adequada, contudo sempre respeitando a identidade de comunicação da marca.
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